quinta-feira, 21 de julho de 2011

O início...

Por vezes dou comigo a pensar, depois de ver à minha volta, qual o motivo pelo qual o meu humor é tão diferente dos outros? Porque não gosto dos “Malucos do Riso” entre outras pérolas que passam na nossa televisão...

Certa vez recebi um comentário de um então chefe meu que, a justificar a minha baixa classificação em termos laborais, me explicou que tal se devia ao meu humor: diferente, sarcástico, “negro”…
Respondi-lhe que eu não me sentia responsável pela falta de inteligência nos outros ao não perceber esse mesmo humor. Minha classificação baixou ainda mais (isso ele percebeu)!

Adoro uma boa comédia, preferencialmente se tiver um toque de humor britânico: “Allô, Allô”, “Monty Pyton”, “Histórias da Treta” só para citar algumas.

Mas, de onde vem esta minha pendência?


Meu pai sempre foi (e será) uma pessoa muito importante na minha vida: sempre incentivou o meu lado rebelde, de inconformista, tudo questionar e nada aceitar como certo ou garantido.

Foi com ele que adquiri o meu gosto pela leitura (lia tudo o que ele tinha – menos os livros de cowboys os quais nunca achei grande piada). E foi com ele que me iniciei no maravilhoso mundo dos livros aos quadradinhos da Disney e mais tarde no Astérix e no Lucky Luke… e “Gaiola Aberta” também…

Assim, nada mais natural que ficar fascinado com um programa de rádio que passava nos domingos de manhã, nos longínquos anos 80, dos quais eu não perdia emissão: o “PÃO COM MANTEIGA”!
Hoje não me recordo da totalidade dos textos, excepto aqueles que vou lendo no livro então lançado:


Mas tenho bem presente o gosto pelos mesmos que acabavam sempre de uma maneira nada expectável, às histórias do Roque e da Amiga que, e em jeito de conclusão, eram rematados com uma música bem enquadrada a cada enredo dessa mesma história.

Deixo aqui uma dessas histórias, que espelha bem este meu humor (sarcástico? cínico? negro? ou apenas diferente?)

- Desculpe, ando a fazer uma sondagem…
- Sim, senhor. E qual é a pergunta?
- A pergunta é: «O seu ordenado chega-lhe até ao fim do mês?»
- Chega. Perfeitamente.
- Óptimo. Até que enfim encontramos uma resposta afirmativa nesta sondagem. Portanto… o seu ordenado chega-lhe até ao fim do mês…
- Perfeitamente. Recebo no dia vinte e seis; no dia trinta e um ainda tenho o meu poderzinho de compra…



1 comentário:

  1. Nem todos sabem lidar com a diferença, ou melhor com as diferenças. Simplesmente a maioria não é educada para questionar (como tu foste). Ainda hoje não se dá muitas vezes a cana, talvez com medo que aprendam a pescar.
    Não posso dizer que fosse inesperado, mas não posso deixar de te dar os parabéns pelo modo como escreves. Escreves como pensas e consegues transmitir melhor o que pensas pela escrita, como eu.
    Mais uma para a minha lista dos motivos pelos quais tenho muito orgulho em ti.

    ResponderEliminar